Casamento religioso

Você não sabe por onde começar a organizar o seu casamento? O primeiro passo é marcar a data e o horário na igreja. O ideal é que 6 meses antes da data programada, os noivos procurem a igreja onde querem se casar. Disso irá depender, inclusive, o casamento civil, pois o cartório tem um prazo para a entrada de documentos que depende dessa data.  Um ambiente enorme com pessoas espalhadas dá a impressão de que muita gente faltou à cerimônia. Um lugar pequeno para uma grande quantidade de pessoas é desconfortável: gente apertada, de pé, com calor. A noiva não deve se atrasar por mais de 15 minutos para não atrapalhar os casamentos que estão marcados para depois do seu horário. Cerca de quatro meses antes da cerimônia, os noivos devem dar entrada ao processo matrimonial.Cada religião tem suas próprias regras.

IMPORTANTE - Para casamentos fora da Igreja, como em Chácara, Sitio etc... é Importante procurar saber se o Padre está autorizado para realizar Casamento.

O casal deverá prestar atenção aos seguintes detalhes - Se um dos noivos não for batizado ou pertencer a outra religião deverá solicitar um pedido de dispensa do impedimento, que será enviado à igreja matriz da região. O bispo irá analisar o requerimento. Se esse for o seu caso, não se preocupe. Na grande maioria das vezes, o processo é aprovado. O casal tem que fazer um curso de noivos, cuja duração varia de acordo com a igreja. Para casar fora da paróquia a que pertencem, os noivos devem solicitar transferência para a escolhida. Se os noivos fazem parte de duas paróquias diferentes, podem escolher entre uma das duas.


Finalmente você poderá reunir os documentos exigidos - Certidão de batismo atualizada dos noivos (deverão obtê-la junto à paróquia onde foram batizados; Cópia da carteira de identidade dos noivos e padrinhos; Comprovante de participação no curso de noivos; Protocolo do processo civil; Dispensa emitida pela autoridade competente, caso haja algum impedimento, como parentesco de terceiro grau, religiões diferentes etc. e autorização dos pais ou responsáveis pelos noivos, caso sejam menores de 21 anos.

Com todas as bençãos - Católicos, judeus, evangélicos, muçulmanos... Independente da crença e da cultura do casal, sacramentar a união é sempre um momento de muito sonho e expectativa. às vezes, escolher o local perfeito é difícil, mas existem vários caminhos para deixar essa tarefa superprazerosa.

Budista - Originado na Índia por volta do século VI a.C. e com uma história relativamente recente no Brasil, o Budismo também conta com uma belíssima cerimônia de casamento, normalmente realizada em seus templos.

Católica - As noivas católicas devem procurar a sede da paróquia a que pertencem para se informar sobre as providências a serem tomadas - certidões e documentos necessários para o andamento do processo. Alguns casos permitem que a mulher se case em uma igreja que não seja a mais próxima da sua casa ou da do seu futuro marido - devido ao tamanho do templo. Nesse caso, a própria paróquia pode dar indicação de algum outro local onde a cerimônia possa ser realizada.

Espírita - Na doutrina espírita, não exista uma cerimônia de casamento oficial, já que não se trata de uma religião. O que acontece, na maioria das vezes, é que os noivos reúnem amigos e familiares e realizam uma prece de agradecimento pela união do casal.

Judaica - A cerimônia de casamento judaica deve ser preparada a partir do templo mais próximo da residência de um dos noivos, assim como acontece nas cristãs.

Muçulmana ou Islâmica - A religião muçulmana possui uma cerimônia oficial de casamento, que deve ser preparada a partir do templo que o homem costuma freqüentar.

Ortodoxa - Assim como as outras religiões de origem cristã, a ortodoxa possui cerimônia religiosa de casamento, mas apresenta uma diferença: admite que os noivos tenham sido casados anteriormente. Os preparativos para a celebração devem ser iniciados a partir da igreja mais próxima à residência de um dos noivos.

Evangélicas ou Protestantes - Os casamentos evangélicos têm suas cerimônias bastante semelhantes, baseadas na mesma crença em Cristo, bastando que noiva procure a igreja ou o templo da linha a que pertence mais próximo da sua casa, para dar início aos preparativos.

Nenhum comentário: