Tradições dos casamentos..

Ser NOIVA é ver o sonho se tornar realidade, é contar nos dedos a hora de dizer sim, é pensar no vestido branco a todo instante, é sonhar com o momento de dividir o mesmo teto com a pessoa amada, é tentar ser economista, decoradora, pintora e tudo que a nossa casinha precisar, é falar de casamento até cansar e CASAR... Há alguns símbolos e tradições nos casamentos bastante antigos e cujos significados se perderam ao longo do tempo. Veja como conhecer a história pode ser enriquecedor.

Sorte - Com origem nos Estados Unidos, diz a tradição que a noiva deve usar algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul no dia do casamento. O item velho simboliza a transição na vida da noiva, de solteira para casada e remete à família. Muitas noivas usam o vestido de noiva que foi da mãe ou da avó, o véu ou uma jóia de família. A peça nova se refere ao futuro da noiva a partir daquele momento. Sapatos ou acessórios novos podem dar um toque de feminilidade e glamour. O objeto emprestado pode ser de uma amiga ou de algum familiar que tenha um casamento feliz e duradouro. Diz a tradição que esta alegria será repassada adiante.

O elemento azul é sinônimo de fidelidade e pureza no amor (e serve para afastar a inveja das amigas solteiras). Pode ser uma fita amarrada na lingerie, uma cinta-liga azul ou uma jóia nesta cor.

Lado - A noiva do lado esquerdo do noivo: diz a tradição que isso impede a infidelidade durante a vida do casal, porém, na Idade Média era por um motivo diferente: caso algum homem tentasse “roubar” a futura esposa, o noivo estaria com a sua espada na mão direita e poderia combatê-lo.

Atrasos - Não é de bom tom que a noiva chegue atrasada ao casamento (no máximo uns dez ou quinze minutos, mas se for estritamente necessário). Apesar de ser uma prática típica das noivas, não é correto desrespeitar convidados e fornecedores, atrasando toda a organização.

Chuva de Arroz- tradição chinesa seguida há mais de dois mil anos. Simboliza a fartura e fertilidade. Atualmente é proibida em algumas igrejas. Verifique a possibilidade de fazê-la e lembre-se que todo cuidado é pouco nesse caso.

Carregar no colo- Acredita-se que a noiva atrai azar se entrar no novo lar com o pé esquerdo. Sendo assim, para evitar esta onda de má sorte, o noivo carrega a amada no colo até dentro da casa.

Lua de mel- Conta uma lenda antiga que amigos e parentes desenhavam uma lua coberta de mel na porta da casa dos noivos, para atrair sorte e paixão eterna. Hoje em dia, os noivos planejam uma viagem romântica para descansar, namorar e comemorar o início desta nova fase do relacionamento.

Beijo dos noivos- Na Roma Antiga, o beijo era usado para selar contratos e compromissos. O cristianismo incorporou o beijo na cerimônia de casamento, e, ocorrendo no final, significa um novo status de vida para o casal.

Buquê - Você deve começar a procurar o bouquet com três meses de antecedência. Vá até o florista escolhido e não esqueça de levar uma foto do seu vestido e amostras das cores que compõe a decoração da igreja e da recepção. O modelo também deve combinar com o estilo da cerimônia.

Jogar o buquê- significa compartilhar a felicidade do casal com os amigos. Os gregos e romanos usavam antigamente alho e ervas ou grãos no buquê, pois acreditavam que afastava os maus espíritos e garantia um casamento próspero. Hoje em dia, as noivas que querem garantir sorte e uma proteção extra usam arruda. Xô mau olhado!

Nenhum comentário: